Quatro dias e todas as sinfonias de Ludwig van Beethoven. Essa é a maratona da Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen, regida pelo maestro estoniano Paavo Järvi que começou ontem com as três primeiras sinfonias e termina domingo dentro da temporada do Mozarteum.

As três primeiras foram apresentas ontem, no Theatro Municipal. Hoje, também no Theatro Municipal, às 21h, serão apresentadas as sinfonias nº 4, composta em 1807 e a nº 5, de 1808. No sábado, às 21h, as sinfonias nº 6 e 7 serão apresentadas na Sala São Paulo, onde também acontece o encerramento no domingo, 21h, com as sinfonias nº 8 e a famosa Nona Sinfonia, a mais conhecida entre todas.

O alemão Beethoven (1770-1827) é o autor do maior e mais conhecido monumento na história da música sinfônica, considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. Serviu de referência para outros sinfonistas renomados, como Schubert, Mendellsohn e Schumann, para citar alguns.

Mais informações de quando e onde você encontra nesse link.

 

Fonte: Folha de São Paulo